O pós-fascismo global e a guerra na Ucrânia
Quais são os significados do fascismo no século XXI? Ilya Budraitskis, editor da revista socialista russa Posle, conversa com o historiador italiano Enzo Traverso, um dos maiores especialistas no tema sobre a ascensão global do pós-fascismo.
A terra cansa. É suicídio não integrar os seus direitos
É burrice suicida pensar o desenvolvimento sem integrar os direitos da terra, aponta Ailton Krenak. “A terra cansa”, diz ele, “uma hora ela não responderá mais”
China aumenta controle da energia no Brasil
A China deu mais um passo para controlar o setor de energia elétrica do Brasil.
“Arcabouço”: o que era ruim pode piorar
Rentistas e bancadas fisiológicas do Congresso agem combinados para impor camisa-de-força a Lula 3. Haddad aquiesce e governo parece incapaz de reagir.
Renegociação de Itaipu estremece relação Brasil-Paraguai
O que está em jogo não é apenas o preço de energia, mas também a enorme dependência do Brasil de uma energia que não é mais tão renovável assim.
Big techs e bolsonaristas do mesmo lado
A hashtag #PLdaCensuraNÃO une as big techs, a extrema-direita e o fundamentalismo religioso
A regulação das plataformas e o projeto nacional
Regrar conteúdos pode ser fútil, sem um passo a mais. País precisa desenvolver suas próprias plataformas intermediárias e de aplicativos – e deixar de depender das Big Techs.
Máquinas de IA não são “alucinantes”; seus criadores sim
Os CEOs de tecnologia querem que acreditemos que a IA generativa beneficiará a humanidade. Eles estão se enganando e nos enganando.
Os Feminismos Brasileiros
Uma análise da pluralidade do movimento feminista e seus desdobramentos na vida da mulher brasileira através dos anos.
A utopia maior é, hoje, imaginar a sobrevivência do capitalismo
“A utopia maior, hoje, é imaginar que o capitalismo vai durar 100 anos. Se ele durar 100 anos, possivelmente a humanidade vai desaparecer. Hoje, mais utópico do que pensar em formas futuras de sociedade, que eliminam os problemas dessa sociedade, e que possivelmente criam outros, como sempre acontece, é imaginar a sobrevivência do capitalismo”, avaliou Eleutério F. S. Prado, economista e professor titular aposentado da FEA - USP.
O ataque ao PL das fake news
As plataformas, hoje em dia, encontram-se totalmente a margem de qualquer controle social ou estatal
TODAS AS PUBLICAÇÕES
A plataforma Rupturas reúne artigos, entrevistas, reportagens, lives, vídeos curtos, podcasts e mais. No menu a seguir, você encontra algumas opções para obter mais informações sobre nós.
-
O Rupturas busca politizar o debate público e trazer reflexões necessárias para pensar uma realidade melhor. Leia nosso manifesto!
-
Somos um coletivo composto por pessoas cansadas da inércia e em busca e utopias que forneçam algo a mais do que caminhar direto para o fim do mundo, seja ele metafórico ou real. Clique aqui para saber mais sobre nós.
-
Todo trabalho envolvido na produção desse projeto é voluntário e sem fins lucrativos, as despesas são custeadas através de financiamento coletivo. Contribua!

