Papagaios estocásticos e os riscos da IA
O conceito se refere ao fato de que inteligências artificiais como o ChatGPT escolhem a próxima palavra que irão utilizar em uma resposta a partir de um estoque gigantesco de frases disponíveis nos bancos de dados digitais, sem qualquer ideia do contexto em que são proferidas. Os danos da chamada inteligência artificial são reais e presentes, e decorrem dos atos de pessoas e corporações que implantam sistemas automatizados.
As habilidades da inteligência artificial
A Inteligência artificial hackeou o sistema operacional da civilização humana
Barões da alimentação controlam o que o mundo come
Enquanto os camponeses alimentam 70% da população mundial, um punhado de empresas globais têm lucros milionários com a produção de commodities agrícolas. É o que mostra o relatório “Barões da Alimentação”, do Grupo ETC.
O agro é Aldo: ex-comunista articula cruzada contra o meio ambiente
Aldo Rebelo, parlamentar por duas décadas pelo PCdoB, circula agora ao lado de bolsonaristas e grileiros, em defesa de um projeto político agromilitar que organiza a partir da cidade de Altamira.
Boaventura de Sousa Santos denunciado por assédio sexual
Apesar de inúmeras denúncias, casos de assédio envolvendo Boaventura só ganharam tração após publicação de livro. O sociólogo se encontra afastado de suas funções em diversas instituições.
A ultradireita argentina tem seu Bolsonaro
Ataque frontal ao Estado e às políticas públicas. Privatização até mesmo das ruas. Defesa das armas e adesão a agenda ultraconservadora de costumes. Como Javier Milei, candidato a presidência, encarna o projeto internacional do 'novo facismo'.
França: a luta contra a reforma da aposentadoria
Para onde vai o movimento que quer acabar com mais uma contra-reforma de pensões e obter uma vitória contra um presidente muito odiado? Ugo Palheta examina o potencial, os limites e também os desafios imediatos e estratégicos da luta atual em França.
Ódio homofóbico em Uganda
Em 2014, os deputados ugandenses aprovaram uma lei que punia a homossexualidade até com a pena de morte. Ela foi censurada pela Suprema Corte do país. Os deputados ugandenses agora repetiram a dose.
Onde Haddad errou
“Arcabouço fiscal” abre mão de construir um novo horizonte político para piscar à agenda do neoliberalismo. Se aprovado na versão atual, ele apequenará o governo Lula e manterá as lógicas que condenam o país à desigualdade e à regressão.
Continua a devastação na Amazônia
844,6 quilômetros quadrados da maior floresta tropical do mundo foram ao chão nos três primeiros meses do governo Lula. É a segunda taxa de desmatamento mais alta da série histórica, só perdendo para igual período de 2022, último ano da gestão Bolsonaro. A destruição fez soar alarmes que, no momento em que o governo Lula completa cem dias.
Conectades pela vulnerabilidade comum
A filósofa Judith Butler, figura central no pensamento feminista e pós-estruturalista, conversou com o La Tercera sobre seu novo livro, em que escreve sobre covid, que tipo de planeta vivemos hoje, como torná-lo habitável e qual seria uma definição de vida bem vivida. Ela acaba de publicar ‘Que mundo é este?’.
O mundo nas asas dos jatinhos
Do alto de carruagens pós-modernas, membros da “elite global” alimentam delírios de exclusividade. A demanda cresce – e cada jato emite mais CO² que 14 mil africanos. Não há agruras: o planeta queima, mas eles estão entre as nuvens.
Clima: ‘A espécie humana nunca viveu situação tão grave’
Novo livro de Luiz Marques traduz em proposições políticas as alarmantes avaliações do IPCC: o aumento de 1,5ºC virá antes de 2030. Medidas de Lula são essenciais, mas seu governo ainda é refém de contradições e limites nos setores agropecuário e energético.
O Brasil vai encarar as Big Techs?
O Brasil enfrenta o desafio de regular as big techs para proteger sua soberania digital e garantir uma internet democrática.
O Marco Civil nunca impediu a moderação de conteúdos pelas plataformas: Existe uma preocupante inversão no debate sobre o combate à desinformação e ao discurso de ódio. De repente, o Marco Civil da Internet passou a ser responsabilizado pela inoperância das plataformas diante dos ataques à ciência e às informações de qualidade baseadas em fatos.
Potências e limites das manifestações
Não basta protestar, precisamos reequilibrar nossas energias. Devemos nos dedicar a construir nossos mundos novos, diferentes e autônomos, porque o sistema encontrou meios de neutralizar as ruas para evitar a destituição de seus governos.
TODAS AS PUBLICAÇÕES
A plataforma Rupturas reúne artigos, entrevistas, reportagens, lives, vídeos curtos, podcasts e mais. No menu a seguir, você encontra algumas opções para obter mais informações sobre nós.
-
O Rupturas busca politizar o debate público e trazer reflexões necessárias para pensar uma realidade melhor. Leia nosso manifesto!
-
Somos um coletivo composto por pessoas cansadas da inércia e em busca e utopias que forneçam algo a mais do que caminhar direto para o fim do mundo, seja ele metafórico ou real. Clique aqui para saber mais sobre nós.
-
Todo trabalho envolvido na produção desse projeto é voluntário e sem fins lucrativos, as despesas são custeadas através de financiamento coletivo. Contribua!

