COP30, vitória importante do governo Lula
Lula anuncia a realização da COP 30 em Belém do Pará
A terra cansa. É suicídio não integrar os seus direitos
É burrice suicida pensar o desenvolvimento sem integrar os direitos da terra, aponta Ailton Krenak. “A terra cansa”, diz ele, “uma hora ela não responderá mais”
Os Feminismos Brasileiros
Uma análise da pluralidade do movimento feminista e seus desdobramentos na vida da mulher brasileira através dos anos.
Papagaios estocásticos e os riscos da IA
O conceito se refere ao fato de que inteligências artificiais como o ChatGPT escolhem a próxima palavra que irão utilizar em uma resposta a partir de um estoque gigantesco de frases disponíveis nos bancos de dados digitais, sem qualquer ideia do contexto em que são proferidas. Os danos da chamada inteligência artificial são reais e presentes, e decorrem dos atos de pessoas e corporações que implantam sistemas automatizados.
Boaventura de Sousa Santos denunciado por assédio sexual
Apesar de inúmeras denúncias, casos de assédio envolvendo Boaventura só ganharam tração após publicação de livro. O sociólogo se encontra afastado de suas funções em diversas instituições.
Ódio homofóbico em Uganda
Em 2014, os deputados ugandenses aprovaram uma lei que punia a homossexualidade até com a pena de morte. Ela foi censurada pela Suprema Corte do país. Os deputados ugandenses agora repetiram a dose.
Conectades pela vulnerabilidade comum
A filósofa Judith Butler, figura central no pensamento feminista e pós-estruturalista, conversou com o La Tercera sobre seu novo livro, em que escreve sobre covid, que tipo de planeta vivemos hoje, como torná-lo habitável e qual seria uma definição de vida bem vivida. Ela acaba de publicar ‘Que mundo é este?’.
O mundo nas asas dos jatinhos
Do alto de carruagens pós-modernas, membros da “elite global” alimentam delírios de exclusividade. A demanda cresce – e cada jato emite mais CO² que 14 mil africanos. Não há agruras: o planeta queima, mas eles estão entre as nuvens.
O Brasil vai encarar as Big Techs?
O Brasil enfrenta o desafio de regular as big techs para proteger sua soberania digital e garantir uma internet democrática.
O Marco Civil nunca impediu a moderação de conteúdos pelas plataformas: Existe uma preocupante inversão no debate sobre o combate à desinformação e ao discurso de ódio. De repente, o Marco Civil da Internet passou a ser responsabilizado pela inoperância das plataformas diante dos ataques à ciência e às informações de qualidade baseadas em fatos.
Potências e limites das manifestações
Não basta protestar, precisamos reequilibrar nossas energias. Devemos nos dedicar a construir nossos mundos novos, diferentes e autônomos, porque o sistema encontrou meios de neutralizar as ruas para evitar a destituição de seus governos.
TODAS AS PUBLICAÇÕES
A plataforma Rupturas reúne artigos, entrevistas, reportagens, lives, vídeos curtos, podcasts e mais. No menu a seguir, você encontra algumas opções para obter mais informações sobre nós.
-
O Rupturas busca politizar o debate público e trazer reflexões necessárias para pensar uma realidade melhor. Leia nosso manifesto!
-
Somos um coletivo composto por pessoas cansadas da inércia e em busca e utopias que forneçam algo a mais do que caminhar direto para o fim do mundo, seja ele metafórico ou real. Clique aqui para saber mais sobre nós.
-
Todo trabalho envolvido na produção desse projeto é voluntário e sem fins lucrativos, as despesas são custeadas através de financiamento coletivo. Contribua!

