O que está acontecendo com o clima da Terra?
Abril trouxe o 21.º mês – dos últimos 22 – em que a temperatura média global ultrapassa 1,5 °C em relação à era pré-industrial. Vale lembrar que a ambição do Acordo de Paris, firmado em 2015, era evitar exatamente isso. Agora, vivemos um período do que os cientistas estão chamando de “anomalia da temperatura global” com o enorme salto nas temperaturas do planeta nos últimos dois anos.
A sobrevivência é a utopia do século XXI
Luiz aponta que garantir a sobrevivência tornou-se a utopia central. Critica o capitalismo “autodestrutivo” e propõe romper paradigmas como antropocentrismo, soberania absoluta dos Estados e culto ao crescimento ilimitado, defendendo nova civilização ecossocial.
Manifesto por uma revolução ecossocialista
Manifesto defende a derrubada do capitalismo e instauração do socialismo ecossocialista, democrático e plural. Em prol da democracia econômica descentralizada, soberania alimentar agroecológica, energias renováveis e expansão dos setores de cuidado, articulando justiça social e equilíbrio ecológico.
Encontro Internacional: Povos, territórios e Natureza frente ao caos global
O chamado público contextualiza a crise climática, a ascensão de fascismos e o neoextrativismo. Propõe convergência de lutas em defesa de territórios livres de petróleo, racismo e ecocídio, mirando a Cúpula da OTCA e a COP 30.
TODAS AS PUBLICAÇÕES
A plataforma Rupturas reúne artigos, entrevistas, reportagens, lives, vídeos curtos, podcasts e mais. No menu a seguir, você encontra algumas opções para obter mais informações sobre nós.
-
O Rupturas busca politizar o debate público e trazer reflexões necessárias para pensar uma realidade melhor. Leia nosso manifesto!
-
Somos um coletivo composto por pessoas cansadas da inércia e em busca e utopias que forneçam algo a mais do que caminhar direto para o fim do mundo, seja ele metafórico ou real. Clique aqui para saber mais sobre nós.
-
Todo trabalho envolvido na produção desse projeto é voluntário e sem fins lucrativos, as despesas são custeadas através de financiamento coletivo. Contribua!

